A Unidade Básica de Saúde Dr. Felipe Eulálio de Pádua, no bairro Promorar, realizou nesta terça-feira (13) atividade alusiva ao Novembro Azul, uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades dirigida aos homens para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A atividade da UBS Promorar aconteceu no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Sul e contou com a participação dos policiais do 5° Batalhão da Polícia Militar do Piauí e demais homens da comunidade.

“Nossas Equipes de Saúde da Família organizaram, em parceria com a Faculdade Santo Agostinho, essa atividade para reforçarmos a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca)”, explicou a coordenadora da UBS Promorar, Leila Soares.

Estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda em 2018. E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

“Na nossa atividade realizamos palestra com a temática. Distribuímos material informativo, além de alguns homens terem dado seus depoimentos de como é realizar o exame para detecção do câncer de próstata. Os homens tiveram a oportunidade de verificar a pressão arterial e a glicemia, que são fatores de alerta para a saúde em geral”, disse Leila Soares.

Mais atividades

A Unidade Básica de Saúde da Vila da Paz realizará no próximo dia 20, a partir das 8h30, o Dia D do Novembro Azul. Onde alunos do curso de nutrição da Faculdade Estácio/CEUT e do curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí, além das Equipes de Saúde da Família da UBS, farão roda de conversa, aferição de pressão arterial, teste rápido da HIV e Síflis, requisição de exames, mesa temática sobre alimentação saudável e lanche saudável.

Já a Unidade Básica de Saúde do Planalto Uruguai fará sua atividade focada na saúde do homem no dia 23, às 8h30, com palestra alusiva ao tema Novembro Azul, lanche e sorteio de brindes. Uma dinâmica será realizada pelos alunos da Faculdade Maurício Nassau e uma encenação de uma situação de consulta ao homem, por alunos da Universidade Estadual do Piauí.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).