As equipes do programa Lixo Zero atuam diariamente em todas as zonas da cidade, nos turnos manhã e tarde, com o intuito de inibir o descarte irregular de resíduos em Teresina. Dessa forma, os fiscais orientam a população e carroceiros a depositarem seus resíduos no Ponto de Recebimento de Resíduo (PRR) mais próximo e evitem penalidade já estipuladas por lei municipal.

Nos três primeiros meses de 2019, quatro carroceiros da zona Sul da capital já foram flagrados realizando o descarte irregular e tiveram suas carroças apreendidas, número que supera os dados de 2018, em que durante todo o ano, apenas três carroceiros tiveram seus veículos apreendidos.

“O objetivo maior do Programa Lixo Zero é a conscientização sobre a importância da destinação correta de resíduos e orientar sobre os locais corretos para cada tipo de disposição. Em casos de flagrante de uma infração, sempre fazemos um primeiro contato de esclarecimento, abrimos um processo de autuação. No caso de carroceiros reincidentes, apreendemos o veículo”, explica Lilian Guimarães, coordenadora de limpeza pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

A coordenadora ainda explica que a liberação da carroça acontece mediante assinatura do Termo de Ajuste de Conduta, no qual o carroceiro garante ciência sobre a forma e local correto para descarte e se compromete a não jogar resíduos em locais inapropriados.

“A Prefeitura disponibilizada formas de coleta para cada tipo de resíduo produzido pela população. Tem a coleta porta a porta para os orgânicos em âmbito domiciliar, tem a coleta seletiva para materiais recicláveis, e ainda disponibiliza 35 PRRs que recebem o chamado lixo seco, como restos de poda, capina, varrição, materiais de construção, objetos velhos e demais utensílios de até 1m³ por dia”, comenta Lilian Guimarães.

Denúncia

A população também pode atuar como fiscal e realizar denuncias em casos situações de descarte irregular por meio do WhatsApp do Lixo Zero (86) 99806-6171, enviando fotos e vídeos, ou pelo Colab, aplicativo para celular disponível gratuitamente para todos os aparelhos com sistema Android ou Ios lançado pela Prefeitura de Teresina para solicitações e/ou reclamações da população.

Ainda não há comentários.