Ascom Semcaspi

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Leste I, localizado no bairro Pedra Mole, recebeu na terça-feira (16), palestra sobre empreendedorismo ministrada pelo gerente do Banco Popular, Michel Sena. A ação faz parte das oficinas oferecidas pelo programa Acessuas Trabalho, lançado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas em fevereiro desse ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Economia Solidária e Trabalho (SEMEST).

O Acessuas Trabalho consiste em um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social para acesso a oportunidades de trabalho e emprego. “As ações do programa consistem em qualificação técnico-profissional, intermediação de mão-de-obra, apoio a microempreendedores, articulação com comerciantes e empresários locais para oportunidades, bem como o acesso aos direitos sociais e ao trabalho”, reforça Kaliandra Ribeiro, coordenadora do Programa em Teresina.

Para ter acesso ao programa, o usuário deverá ter idade entre 14 a 59 anos. O Acessuas Trabalho tem como público prioritário beneficiários do Programa Bolsa Família, pessoas inscritas no Cadastro Único, pessoas com deficiência, jovens egressos do serviço de fortalecimento de vínculos, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Interessados devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo portando os seguintes documentos: número de identificação social (NIS), identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF), título de eleitor, carteira de trabalho, reservista (sexo masculino) e comprovante de residência.