Estão abertas e são gratuitas as inscrições para  Masterclass de Técnica e a Harmonia,  workshop luthieria, ou seja, a produção artesanal de instrumentos e manutenção da sanfona e a palestra “O Brasil e a Sanfona”. Os interessados podem fazer a inscrição no Palácio da Música, de segunda a sexta, de 8h às 18h, na Rua Santa Luzia, n° 1241, Centro, ou por e-mail para producaosanfonica@gmail.com. Para participar o interessado deve preencher a ficha disponibilizada pelo II Festival de Sanfonas. O evento acontece de sexta, 17, a domingo, 19, no Palácio da Música.

Divulgação

O II Festival de Sanfonas é uma promoção da Prefeitura de Teresina, com a coordenação da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FMCMC),  por meio da Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos. Este ano o evento vai reunir grandes nomes da música como Toninho Ferragutti, que irá ministrar o masterclass de “Técnica e a Harmonia” no sábado, 18, de 9h às 12h.

Ele é músico, compositor e arranjador e possui uma extensa participação em shows e em cds de artistas importantes no Brasil e no exterior. Seu cd Sanfonemas foi indicado ao Grammy Latino no ano 2000 como melhor cd de música regional e o seu mais recente cd solo, Nem Sol nem Lua, esteve na opinião de diversos críticos entre os 10 melhores cds de música instrumental do ano de 2006. O músico participa de shows da Orquestra de Maria Schneider (USA), Celine Rudolf (Alemanha), Maria Bethânia, Monica Salmaso, Gilberto Gil, Zizi Possi, Trio 202 , Edu Ribeiro, Jovino Santos Neto entre outros.

As palestras e workshops que também são abertas para a população tem como um dos palestrantes Rodolf Forte, que vai abordar sobre “O Brasil e a Sanfona”, na sexta-feira, 17, de 9h às 12h.  Rodolf é sanfoneiro e apresentador do programa Sanfonas do Brasil, na TV Ceará. Teve, desde cedo, proximidade com grandes artistas como Sivuca, Oswaldinho do Acordeon e Dominguinhos.

O sanfoneiro Dominguinhos, inclusive, permitiu que Rodolf gravasse “Noite Sergipana” primeiro do que o próprio autor da música. Rodolf já dividiu o palco também com Elba Ramalho, Paulo Moura, Rafael dos Santos, Marinês, Genário, Flávio José, Os Três do Nordeste, Waldonys, Mirco Patarini e Cesar do Acordeon. Outro palestrante é Luthier Irineu Silva, que vai proferir palestra no domingo, 19, de 9h às 11h.

O último workshop será no domingo, 19, de 9h às 11h, com o Luthier Irineu Araújo, que irá falar sobre luthieria, ou seja, a produção artesanal de instrumentos e manutenção da sanfona. Irineu é filho de sanfoneiro, iniciou no instrumento por influência do pai, desde 1981, tocando com bandas e artistas como Dominguinhos, Luizinho Calixto, Mastruz com Leite, Aviões do Forró, Wesley Safadão, Saia Rodada, entre outros.

O Festival de Sanfonas de Teresina tem patrocínio das Drogarias Globo por meio do SIEC, da Secretaria de Cultura do Estado, e tem como objetivo reunir sanfoneiros e apreciadores do instrumento de todo o estado para uma troca e crescimento cultural, oferecendo atividades gratuitas.

Programação de Masterclass

Sexta, 17, das 9h às 12h – Palestra “O Brasil e a Sanfona”, com  Rodolf Forte

Sábado, 18, das 9h às 12h – Masterclass de Técnica e a Harmonia, com Toninho Ferragutti

Domingo, 19, das 9h às 11h –  Workshop sobre luthieria, com o Luthier Irineu Silva