Ascom/Semec

Praticar a leitura com os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Teresina é uma das principais metas dos docentes, que durante as formações oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) socializam a troca de experiências positivas. Dessa forma, a professora da disciplina de língua portuguesa, Sandra Silva, da Escola Municipal Extrema, zona Sudeste de Teresina, apresentou a equipe da escola a ideia do sussurrofone, que conheceu durante as formações, um instrumento artesanal construído de tubos de PVC que auxilia os alunos na pratica da leitura.

A ideia foi bem aceita e o sussurrofone está fazendo sucesso nas turmas de 4º e 5º anos da escola. Isso porque o instrumento permite a captação individual da voz, a amplificação e o retorno desse som somente para quem o está utilizando.

Segundo a pedagoga da escola, Neurismar Mesquita, o objetivo é incentivar a prática da leitura entre as crianças. “Com o sussurrofone, o som retorna para o estudante durante a leitura e isso faz com que ele consiga se ouvir, mesmo que fale baixinho”, explica.

A iniciativa auxilia na pronúncia e faz com que os próprios estudantes percebam onde estão suas dificuldades. Um exemplo são as crianças que trocam letras, mas passaram a perceber essa troca ao ouvirem a própria voz. “A experiência divertida ajuda não só na correção dos erros da prática, mas também na superação da timidez. Essa foi uma ótima ideia trazida pela professora Sandra durante as formações da SEMEC e abraçada por toda a equipe da escola”, conclui a professora.