A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz (FWF), concluiu esta semana dois cursos profissionalizantes nas áreas de construção civil e informática. Mais de 40 pessoas finalizaram os cursos de pintor predial, realizado em parceria com o Programa Lagoas do Norte, e o curso de Excel, ofertado no Centro de Capacitação do bairro Dirceu Arcoverde II, zona Sudeste da capital.

Uma das beneficiadas com os cursos profissionalizantes é a estudante Silvania Sousa, de 20 anos e moradora do bairro Dirceu Arcoverde I. Ela conta que ficou sabendo do curso de Excel através de uma amiga e por saber que muitas empresas cobram habilidades com o programa, o interesse pelo curso foi instantâneo. “Já vi muitos de meus amigos perdendo uma oportunidade de trabalho por não terem conhecimento em Excel e por isso resolvi buscar os serviços da Fundação Wall Ferraz para me capacitar, pois é muito importante estar preparada para quando as oportunidades surgirem”, conclui a estudante.

De acordo com a gerente pedagógica e de capacitação da Fundação Wall Ferraz, Thayse Aguiar, com o encerramento desses dois cursos a entidade garante a essas pessoas um meio a mais de concorrer às ofertas de emprego disponíveis no mercado. “A importância da capacitação vem acompanhada de novas responsabilidades, fazendo com que as pessoas despertem sobre os novos desafios da área profissional, já que o novo mercado de trabalho está cada vez mais exigente”, comenta.

O presidente daFWF, Scheyvan Lima, pontua que o órgão conta com 12 Centros de Capacitação espalhados pelas quatro zonas de Teresina e que, para melhorar a oferta de cursos, esta semana mais 11 profissionais foram convocados para fazerem parte do quadro de instrutores da instituição. “Com a conclusão desses cursos teremos profissionais qualificados e prontos para o mercado de trabalho. Recentemente também convocamos novos instrutores que vão atuar nos cursos, workshops e oficinas garantido uma melhor oferta aos teresinenses que desejam se preparar profissionalmente. Isso significa que mais cursos devem ser ofertados em breve nos Centros de Capacitação e entidades parceiras”, afirmou.

Além do curso de pintor predial, a parceria com o Programa Lagoas do Norte também ofertou o curso de aplicador (a) de revestimento cerâmico, totalizando 50 vagas para os moradores da zona Norte da capital. O curso de Excel foi realizado através do Programa Profissionalizar Teresina, que em 2019 ofertou mais de 500 vagas em cerca 20 cursos de capacitação.

Desde sua criação, em 1997, a Fundação Wall Ferraz oferece de maneira gratuita cursos de capacitação profissional com base nas demandas propostas pelo mercado contribuindo para a inserção dos teresinenses no mercado de trabalho, geração de renda e empreendedorismo.

Os cursos são realizados nas sedes das entidades parceiras e nos 12 Centros de Capacitação Profissional localizados nos bairros Parque Alvorada, Parque Brasil, Poty Velho, Itaperu, Leonel Brizola, Matadouro, Redenção, Cerâmica Cil, Vermelha, Piçarreira, Satélite e Dirceu.

Para ter acesso a informações de novos cursos, projetos e oportunidades de emprego, basta o cidadão acessar a site da Fundação Wall Ferraz na internet [fwf.teresina.pi.gov.br] e as redes sociais. A FWF está localizada na Rua Coelho Rodrigues, nº 900, na Praça da Bandeira, Centro de Teresina.