Os alunos da Escola Municipal Delfina Borralho Boa Vista tiveram um dia de estrelato durante o lançamento do livro produzido pela turma no Salão do Livro do Piauí (SaliPi). A obra intitulada “O caminho da leitura é o do conhecimento” é uma coletânea de textos de 127 estudantes, entre poemas, crônicas, artigos de opinião, poemas visuais e a grande novidade: textos de língua inglesa.

O livro foi apresentado no Bate-Papo Literário, espaço que reúne escritores experientes e iniciantes. Os alunos comentaram sobre a produção dos textos e a paixão pelas letras, estimulada pelo Projeto Luneta, uma iniciativa que torna a leitura um hábito divertido a partir da biblioteca da escola.

A pedagoga Luíza Maria Silva explica que os textos são de alunos do Ensino Fundamental e também da Educação de Jovens e Adultos. “Já trabalhamos a produção de textos a partir de um mergulho no mundo da leitura há 12 anos, sempre com um título diferente e um novo contexto. Esse momento do lançamento também é muito especial, eles se sentem orgulhosos e mais motivados”, comentou.

A unidade de ensino também realiza a troca de livros no SaliPi. Os exemplares recém-lançados não foram vendidos, mas distribuídos e disponibilizados para troca por obras de outros autores. Segundo a pedagoga Luíza, a ideia é munir a biblioteca da escola de novos títulos. “Já vamos nos preparar para a edição do próximo ano”, anunciou.

O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, esteve presente no lançamento do livro e parabenizou professore e estudantes. “A Escola Delfina Borralho vem ao longo dos anos realizando ações de incentivo à leitura e escrita através do projeto de leitura desenvolvido na escola. Já são 12 edições escritas pelos alunos. Parabenizo a iniciativa da escola e o esforço dos estudantes’, disse.