A Prefeitura de Teresina lançou a nova versão do Portal da Transparência, que foi adequada e melhorada para tornar o acesso mais completo, com a disponibilização de um conjunto maior de informações. Com um visual mais acessível, o novo Portal traz para o cidadão todas as informações sobre a arrecadação e as despesas do município, além dos projetos executados pelo poder público.

Segundo Ricardo Teixeira, Controlador Geral do Município, o site é importante para que o teresinense conheça a ação pública e como os recursos estão sendo aplicados. “O Portal da Transparência é uma ferramenta essencial para o controle social dos gastos públicos. Através desse portal, o cidadão vai poder acompanhar o que o Município arrecada e o que efetivamente é feito com os recursos. É uma ferramenta que possibilita ao cidadão participar da gestão”, afirma.

O novo portal conta com várias novidades, entre elas a inclusão do módulo de Parcerias, onde é apresentada uma relação das Organizações Não Governamentais (ONGs) que firmaram parcerias com município para execução de atividades do interesse público. Quem acessar, pode verificar, por exemplo qual a área de atuação e o objetivo, o que vai ser executado, o valor da parceria e quanto a entidade já recebeu, além da situação da entidade em relação a prestação de contas do município.

Outra novidade é o módulo de Obras, que agora informa de forma mais completa as obras públicas municipais em andamento, além das que estão em planejamento e as concluídas, desde 2018. O menu vai mostrar a situação da obra, orçamento, a data de início e a previsão de conclusão.

Outra mudança foi abrir a possibilidade de exportar os relatórios em diversos formatos, como PDF, CSV e Excel. Essas opções trazem praticidade para o usuário e estão disponíveis em todas as seções do portal.

O Controlador destaca que um dos objetivos do novo portal é deixar o teresinense mais próximo do conteúdo. “O próprio layout e apresentação do site ficou mais acessível, melhor para visualização. E em cada seção do portal contém um texto explicando o que o cidadão pode extrair daquele menu, tudo em uma linguagem simples e acessível para que, até quem não entende de gestão e de finanças públicas, possa acessar os menus e extrair as informações que quiser”, comenta Ricardo.

Mais uma melhoria do novo portal é observada no menu de Despesas, que agora possibilita ao usuário mais filtros de pesquisa, como a opção de fazer consulta das despesas públicas por períodos, que antes só era possível de mês a mês.

Ricardo Teixeira afirma ainda que o Município vai ampliar o leque de informações do Portal da Transparência, para adequá-lo a exigências legais de abertura de dados. “O Município está trabalhando para a disponibilização de uma plataforma de dados abertos, na qual irá constar um banco de dados públicos que permitirá ao cidadão conhecer informações a respeito de contratos públicos, entidades parceiras, repartições públicas, inclusive de unidades de saúde e escolas do município, além de listas com seus endereços, telefones e horário de funcionamento. Essa visão é uma exigência de lei em âmbito nacional de que os municípios disponibilizem dados abertos, que é tudo aquilo que é de interesse do cidadão. A nova plataforma está pronta para receber esses dados, vamos só adicionar as informações”, completa.

O endereço do novo Portal da Transparência é: www.transparencia.teresina.pi.gov.br