Ascom/Semdec

Foi realizada, nesta terça-feira (11), a primeira reunião do Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Condecon), que tem como objetivo apresentar a atuação do Procon desde a inauguração aos conselheiros. O Condecon é um dos pilares do Procon Teresina, inaugurado em março deste ano.

Na primeira reunião, o gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Venâncio Cardoso, pasta a qual o Procon é vinculado e a coordenadora geral do órgão, Nara Cronemberger, conduziram a reunião que apresentou o Procon aos conselheiros, o trabalho realizado até o momento e as ideias para os projetos de educação para o consumidor.

De acordo com o secretário Venâncio Cardoso, a reunião teve como objetivo pensar coletivamente em projetos que leve educação e consciência para os consumidores de Teresina.

“Foi citado mais de uma vez que há a necessidade de criação de um projeto forte para a educação do consumidor. O que foi sugerido pelo grupo é fazer esse trabalho educacional dentro das escolas, mas é algo que precisa ser melhor estudado. A Semdec/Procon Teresina agora tem uma van que poderia até ser usada para isso, fazendo uma espécie de Procon Itinerante, mas como foco na educação da população. O Conselho deve estudar melhor essa questão nas próximas reuniões”, disse.

Para a coordenadora geral do Procon, Nara Cronemberger, a reunião marcou o início da parceria entre setores representantes da sociedade para construir um Procon cada vez mais funcional para a população.

“A criação do Condecon é prevista em lei e é uma forma da sociedade estar por dentro do trabalho realizado pelo Procon Teresina, funcionando também como uma veia fiscalizadora. É o início de uma parceria permanente e de muita importância”, explicou.

O Condecon é formado por um representante da Secretaria Municipal das Finanças, da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), da Câmara Municipal de Teresina, Associação Jurídica e Social do Piauí (AJUSPI), Associação dos Jovens Empresários do Piauí (AJE-PI) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL-PI).

Van

Na última sexta-feira (7), a Semdec recebeu uma van para contemplar melhor suas intensas atividades. A van foi obtida por meio de uma emenda parlamentar do vereador Venâncio Cardoso e tem como objetivo melhorar as atividade da Semdec ligadas a eventos, turismo e ao Procon Teresina.