Na próxima segunda-feira, dia 17, será lançado o livro Aves de Teresina, obra que envolve a apresentação de cem espécies ilustradas em fotografias e com textos informativos sobre as características dessas aves. O livro, de autoria de Mateus Silva e Paulo Auricchio, foi publicado com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM). O lançamento acontecerá às 17h, no auditório do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Os autores da obra, Mateus e Paulo, são acadêmico e docente, respectivamente, do curso de Biologia da UFPI. Para publicar esse trabalho, eles buscaram apoio da Semam para realizar a impressão do material, que será distribuído para a população.

“Além de ser um bom suporte para pesquisas, esse livro também se configura como um instrumento de educação ambiental, e, por isso, resolvemos apoiar, inicialmente, com a impressão de duas mil unidades, que serão distribuídas para a população”, destaca o secretário da pasta, Olavo Braz.

Mateus explica que o livro é um pequeno guia de aves com informações de cunho científico, mas com uma linguagem bem acessível. “Uma coisa a destacar sobre o livro é que essas informações são de cunho acadêmico, mas está em uma linguagem bem acessível. E foi justamente esse o meu foco: pegar uma informação científica e transformar esse conhecimento em um conteúdo de fácil entendimento para as pessoas que não estudam a área da Biologia, para as pessoas que têm interesse em aprender mais sobre o meio ambiente ou despertar esse interesse”, conta.

O autor acrescenta que o processo de levantamento do conteúdo do livro foi realizado em 2018, quando ele fez amostragens e observações da fauna de aves urbanas de Teresina, presentes em vários pontos das quatro zonas e do centro da cidade. “Nessas observações, eu registrei, em fotografias, espécies de aves que ocorriam naqueles ambientes, a exemplo dos espaços em que havia presença de água ou não, e daqueles onde havia muita ou pouca urbanização”, finaliza Mateus Silva.