Ascom/Semcaspi

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), lançou oficialmente, nesta quarta-feira (12), a campanha alusiva ao 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A ação foi realizada no anfiteatro da Praça da Bandeira, Centro da capital, e contou com compartilhamento de vivências, dinâmicas integrativas e apresentações musicais.

Durante o evento, as crianças exibiram cartazes de protesto contra o trabalho infantil, se pronunciaram na tribuna reivindicando o direito de estudar e de brincar e cantaram o jingle com slogan da campanha “Criança não deve trabalhar. Infância é pra sonhar!”, composto pelo grupo musical Novos Meninos, conjunto formado por crianças e adolescentes do Centro de Convivência Novos Meninos.

Entre os momentos musicais, o palco recebeu representantes de diversas instituições do eixo de proteção às crianças e adolescentes, que compartilharam vivências e ressaltaram os graves efeitos que a prática do trabalho infantil imprime em suas vítimas.

“Todo esse trabalho de acolhimento e prevenção ao trabalho infantil é extremamente necessário para nossa sociedade. Combater o trabalho infantil é promover a cidadania e fortalecer nossa sociedade como um todo. Acreditamos nesse incremento social, de uma sociedade mais justa, igualitária e sem trabalho infantil!”, destacou o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

Franciana Beleense, coordenadora de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), reforça que a campanha tem como intuito conscientizar a população de que a criança deve viver com alegria, amor e entusiasmo para que tenha as condições necessárias para se desenvolver no futuro.

A cerimônia se encerrou por meio da leitura de uma carta aberta à comunidade, elaborada pelo Fórum Piauiense de Combate ao Trabalho Infantil, e por uma dinâmica integrativa com balões. O público subiu ao palco para cantar o jingle em conjunto com o grupo Novos Meninos.

A campanha alusiva ao dia 12 de junho segue durante todo o mês. A população pode acompanhar os eventos por meio do site e redes sociais da Semcaspi.