Ascom/FMS

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Renascença, através de quatro Agentes Comunitárias de Saúde, realiza todas as segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h, o projeto Saúde em Movimento, que tem como objetivo proporcionar momentos de atividades físicas regulares paras as pessoas da região. As atividades acontecem em um espaço de eventos próximo à unidade de saúde, cedido por uma pessoa da comunidade.

“Nós realizamos atividade aeróbica, dança, atividade com bastão, borrachas, garrafas pet. Enfim, tudo que gere atividade física com o menor custo possível. Iniciamos o projeto em março de 2018, voltado para hipertensos e diabéticos. Porém, os benefícios foram tão visíveis que outras pessoas que buscam qualidade de vida, ingressaram no projeto e hoje temos um grupo com mais de 80 membros, com frequência mínima de 50 pessoas”, explica Antonina Alves Ribeiro, agente comunitária de saúde, formada em Educação Física.

Outras três ACS estão no projeto Saúde em Movimento: Maria Amparo Nunes, Clarice Bezerra e Edilene Neves. Antonina expõe ainda que o grupo de atividade física é bem atuante. “Fazemos festas nas datas comemorativas, passeios e orientações constantes aos participantes”, finaliza.