Foto: Marília Lima

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), realizou, nesta sexta-feira (28), uma ação em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Foram entregues cestas básicas, arrecadadas pelo Centro Espírita João Nunes Maia, realização de oficinas, palestras e distribuição dos materiais da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil.

De acordo com a coordenadora do Centro Especializado de Referência em Assistência Social (CREAS Sul), Marta Sérgia Carvalho, a ação tem como finalidade prestar assistência social a famílias que vivem em comunidades próximo ao aterro sanitário do bairro Santo Antônio, na zona Sul de Teresina.

“A Prefeitura vem desenvolvendo um trabalho já há algum tempo, tentando conscientizar essas famílias que fazem do aterro seu lugar de trabalho, para que não levem essas crianças e adolescentes para o local. Essa é uma ação coordenada e continuada que tem como alvo a prevenção e combate do trabalho infantil, especialmente nesse espaço”, explica Marta Carvalho.

Durante a manhã, as equipes técnicas das unidades socioassistenciais da região realizaram palestras para o público adulto. As crianças foram contempladas por oficinas de fantoche. A caravana da campanha também esteve presente. “A ação de hoje trata da informação. Através de uma roda de diálogo e dessas atividades lúdicas com as crianças estamos reforçando esse entendimento de que lugar de criança é na escola, e não de trabalho”, reforça Marta.

A Diretora da Sociedade Espírito João Nunes Maia, Evany Gomes ressaltou o caráter continuo das ações do Centro, que oferece serviços educacionais e sociais para as comunidades da região. “Na última sexta-feira do mês fazemos esse trabalho, distribuímos essas cestas para as famílias, que são doadas pela Fundação Francisco e Clara de Assis. Só que o trabalho aqui acontece diariamente”, afirma.

O Centro Espírita João Nunes Maia possui uma creche que atende 156 crianças, além de 143 matrículas de crianças integradas aos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O espaço conta com um grupo de quase 200 voluntários. A entidade está localizado na Rua João Siqueira Araújo, no bairro Santo Antônio.