O mutirão de limpeza e educação da Prefeitura de Teresina, a Faxina nos Bairros, acontece neste sábado (13) nos bairros Extrema (zona Sudeste) e Parque Piauí (zona Sul). Com o objetivo de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya, a ação acontece simultaneamente nos dois locais, a partir das 8h.

A Faxina nos Bairros é uma colaboração entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e a população. Como explica a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, a cada semana dois bairros são escolhidos para receber as equipes de limpeza que recolhem o lixo das residências, em especial os que não são recolhidos na limpeza de rotina, como móveis, eletrodomésticos de grande porte e entulhos em geral.

Esse lixo é depositado nas calçadas pela população, que durante a semana é orientada pelos agentes de saúde a fazer a limpeza em suas próprias casas. Neste dia, ocorre ainda uma caminhada educativa, em que os moradores recebem dicas sobre as doenças e como se prevenir contra a formação de focos do mosquito. “As pessoas precisam se sensibilizar para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel e retirar utensílios inservíveis, que poderão se tornar criadouros de mosquito”, orienta Oriana Bezerra.

No bairro Extrema, o trabalho começa no Terminal de Ônibus Parque Jurema, onde a equipe se encontra para seguir com a faxina. O quadrante percorrido será aquele formado pela Rua Jornalista Wilson Fernandes, avenidas São Francisco, Joaquim Nelson e Rua Monsenhor Zaul Pedreira. Já no Parque Piauí o quadrante será aquele formado pelas avenidas 19 de Outubro, Henry Wall de Carvalho, Walfrido Salmito e Prefeito Wall Ferraz. O ponto de partida será na Praça da Integração, onde também acontece o evento Meu Bairro é Limpeza, com serviços de saúde para toda a população.

A Faxina nos Bairros é um trabalho conjunto entre poder público e população. Com esta ação a Prefeitura de Teresina procura sensibilizar a população para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel e proporcionar a retirada de utensílios inservíveis, principalmente os que a coleta de lixo diária não retira.