Ascom/Semec

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) está incluindo no seu planejamento de formação dos professores temáticas que possam ser discutidas em sala de aula para ampliar a visão de mundo dos alunos. A educação no trânsito deve ganhar destaque nas unidades de ensino este ano. E para preparar os docentes, um dos primeiros passos foi a realização de uma oficina com os formadores, que receberam orientações e deverão multiplicá-las.

A oficina foi ministrada pela coordenadora do setor na Semec, Audea Lima, e pela coordenadora pedagógica, Hostiza Machado, também como parte do Programa Vida no Trânsito, uma iniciativa da Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito, da qual a Secretaria participa. O objetivo é sensibilizar o maior número de educadores para a causa, levando as informações para a sala de aula como conteúdo transversal.

“Os formadores vão apoiar os professores em estratégias para incluir a educação no trânsito como assunto transversal. Essa é uma das premissas da nova Base Nacional Comum Curricular, que orienta as redes de ensino a formar alunos de forma integral, considerando também as competências socioemocionais”, explica Audea. Segundo ela, a temática é um dos eixos integradores na BNCC. “Esses eixos são assuntos considerados de extrema relevância para fomentar habilidades específicas em cada ano escolar”, disse.

As atividades de educação no trânsito serão realizadas com apoio de recursos variados, com música, teatro, cartazes e outras metodologias dinâmicas. A temática deve ser alinhada com os conteúdos de sala de aula para fomentar as habilidades pretendidas. “Demos um passo importante para multiplicar as informações e fortalecer ações de educação no trânsito dentro das escolas”, conclui Audea Lima.