Ascom FMS

A segunda edição do “Meu Bairro é Limpeza”, ação da Prefeitura de Teresina em parceria com a TV Cidade Verde, acontece neste sábado (13), na Praça da Integração do Parque Piauí. O evento, que acontece das 8h às 12h, levará ações de saúde e um grande mutirão de limpeza para todo o bairro.

O objetivo principal da ação é combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya, com ações como capina, varrição, roço, recolhimento de entulho e materiais inservíveis. As equipes de saúde também estarão visitando as residências para identificar possíveis focos do mosquito, como parte da Faxina nos Bairros. “Paralelo à limpeza, na praça vamos ter atividades de lazer, esporte e música, além de serviços de saúde”, informa Kledson Batista, gerente de Ações Estratégicas da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

As equipes estarão no local realizando exames de glicemia, pressão arterial, teste rápido para Hepatite B, C e sífilis, além de avaliação de câncer bucal com um odontólogo. Um médico e um enfermeiro também estarão de plantão no local, fazendo a avaliação de manchas suspeitas de Hanseníase. Atividades como ginástica laboral, aula de zumba, ações de educação ambiental e atrações musicais também estão na programação do evento.

O “Meu Bairro é Limpeza” contará ainda com um stand educativo, onde serão dadas orientações, folderes e material educativo sobre as doenças transmitidas pelo Aedes, além de exposição de bijuterias feitas de material reciclado para a conscientização sobre o reaproveitamento de resíduos sólidos, orientações sobre doenças como hanseníase, tuberculose e ISTs, com distribuição de preservativos e folders. A qualidade da água também terá seu foco, com orientações sobre cuidados como lavagem de caixa d’água, desinfecção de frutas e verduras e prevenção de doenças veiculadas por água.

As crianças terão um espaço dedicados só para elas, com desenhos e distribuição de jogos sobre zika, dengue e chikungunya, atividades recreativas e apresentação de teatro infantil. “Acontecem ainda ações de práticas integrativas e complementares (PICS) e chamamos atenção das pessoas que não foram imunizadas contra a gripe, que faremos vacina neste local”, enumera Kledson Batista.

A FMS irá disponibilizar 600 doses de vacina no dia do evento para a imunização dos participantes.