Ascom/Semec

Tolerância, solidariedade, respeito mútuo, diversão e muito aprendizado puderam ser compartilhados na Escola Municipal Lunalva Costa, localizada na zona Sudeste de Teresina. Um projeto desenvolvido pela professora Rosilene Sena, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) em parceria com o professor de sala regular Ítalo Rômulo, rendeu bons frutos neste primeiro semestre.

O projeto “Reconhecendo as diferenças, criando possibilidades” alinhou e adaptou conteúdos da sala de aula regular em aplicações com atividades coletivas que favoreciam o aprendizado e a maior aceitação, sobretudo dos alunos especiais.

Trabalhando conteúdos como contos de fadas e fábulas, a equipe coordenadora do projeto desafiou os alunos a dramatizarem histórias infantis, adaptando o roteiro dessas narrativas, focando em valores e condutas positivas para o crescimento e formação cidadã dos alunos.

“Tivemos rodas de conversas com turmas onde haviam conflitos de relacionamentos envolvendo alunos com alguma necessidade especial. Realizamos atividades com argila para confecção de personagens e adaptamos narrativas infantis incluindo diversas deficiências nas narrativas para que as crianças pudessem vivenciar e aprender a lidar com as diferenças” pontuou Rosilene Sena.

O professor Ítalo Rômulo enfatizou que um dos destaque do projeto foi o fato de que todos os alunos, ao passo em que aprendiam valores, vivenciavam na prática conteúdos do currículo escolar.