Com uma equipe formada por 191 pessoas, a Gerência de Limpeza da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste) destina frentes de trabalho que realizam a manutenção de viveiros, serviços de poda de árvores, capina e também o processo de transplantio em alguns pontos considerados áreas verdes. Em contrapartida, a ajuda da população é fator importante para evitar o acúmulo ou descarte irregular de lixo em áreas de proteção ambiental.

“O compromisso da Prefeitura é manter a cidade limpa. No entanto, a Superintendência necessita sempre da colaboração da população no trabalho de conservação desses espaços. É extremamente importante contarmos com a ajuda dos moradores, evitando jogar lixo em áreas públicas. Nesse sentindo, a comunidade pode nos ajudar com informações ou denúncias sobre descarte incorreto de lixo domiciliar ou material sólido pelos números (86) 3215-7875 e 3215-7874 ou pelo aplicativo Colab”, informou Trajano Nunes, gerente de Serviços Urbanos da SDU Leste.

Atualmente, as equipes estão atuando nos bairros Vila Santa Bárbara, Morros, São Cristóvão, Pedra Mole, Santa Isabel, Vale do Gavião, Noivos, Ininga e Socopo com a execução dos serviços de capina, limpeza, varrição, aguação de plantas, podas de árvores, pintura do meio fio e o transbordo do material recolhido em praças e grandes áreas verdes públicas.

João Pádua, superintendente de SDU Leste, afirma que os serviços de limpeza têm sido um ponto importante da gestão municipal. “A cidade de Teresina tem uma cobertura dos serviços de coleta domiciliar que funciona de forma eficiente. Ainda assim, solicitamos também o apoio da população no sentindo de fazer o acondicionamento do lixo da maneira correta e também em evitar despejar materiais em praças e no meio de ruas e avenidas”, pediu o gestor.