Aos poucos vem se desconstruindo a imagem ultrapassada de que mulher serviria apenas para casar e ter filhos. Para isso, ela vem ocupando cada vez mais postos importantes na sociedade, quebrando tabus e mostrando a sua capacidade nos mais diversos setores.

Com o objetivo de reconhecer as 25 mulheres de destaque e que ocupam cargos importantes nos diversos órgãos do município, a Secretaria Municipal de Políticas Pública para Mulheres (SMPM) realiza nesta sexta-feira (23) a entrega do troféu “Elas Inspiram”. O evento, que faz parte da programação do aniversário de Teresina e da programação da campanha Agosto Lilás, acontece às 19h30, no Teatro João Paulo II, zona Sudeste da capital.

A campanha surgiu em 2015 como forma de valorizar histórias de vida de mulheres, evidenciando o atual papel que ela desempenha na sociedade. “A participação de mulheres em diferentes espaços é fundamental para o questionamento das práticas de desigualdade de gênero. Eis a importância da divulgação de tais histórias de vida, tanto como fonte de inspiração, como para demonstração da mudança nas relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres”, destaca a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Macilane Gomes.

Na edição de 2019 a SMPM volta o olhar para as mulheres que ajudam a construir a Prefeitura de Teresina, exercendo as mais diversas funções dentro de cada órgão, inspirando mulheres do futuro através de suas histórias e trabalho.

Entre as muitas mulheres de destaque no município está Patrícia Santos, funcionária da Prefeitura Teresina há mais de dez anos. Formada em Matemática e Engenharia Civil, é mãe de três filhos, tem 39 anos e mesmo com as dificuldades não se deixou abater e correu atrás de seus objetivos.

“Na minha infância morei em uma casinha de taipa com minha avó. Mesmo com dificuldades, corri atrás dos meus objetivos, pois sonhava em mudar a vida da minha avó para melhor. Inicialmente, me formei em matemática e logo ingressei no curso de Engenharia Civil na UFPI. Com minha rotina de estudos fui aprovada primeiramente em concurso para professora e logo após a formação em engenharia também logrei êxito em concurso como engenheira do município. Daí em diante passei a assumir cargos como chefe de divisão de prédios e gerente de obras, função que ocupo atualmente na SDU Norte. Enquanto mulher, eu considero meu ponto forte a organização. Acredito que isso contribuiu muito para as minhas conquistas de vida”, ressalta Patrícia.

Já Umildes Medeiros é considerada o coração da Secretaria da Mulher. Começou na Prefeitura em 1983, no Núcleo de Atenção Integrada à Cidade Nova, trabalhando com adolescentes e hoje está como gerente administrativa da Secretaria. “Eu adoro meu trabalho. “Me sinto muito realizada, mas chegar até aqui não foi fácil. Nasci com uma doença nos pulmões e no coração, e aos dez anos o problema foi descoberto. Os médicos falavam que eu poderia viver três meses de vida ou viver alguns anos. Eu tive que mostrar para a minha família e para os médicos que eu era capaz. Aos 17 anos comecei a trabalhar. Estudei, trabalhei, casei, fiz tudo o que eu queria. Fui forte, corajosa, confiante e não deixei que os problemas tomassem conta de mim”, disse.

Confira abaixo o nome das homenageadas e respectivas secretarias:

1 – Michelly Luana de Assis Silva Noleto – SEMDUH

2 – Maria Madalena Borges de Figueiredo – SEMPLAN

3 – Maria José Rodrigues– SEMCASPI

4 – Teresinha de Jesus Lira Monteiro Rodrigues – SEMF

5 – Maria das Dores Oliveira – FWF

6 – Maria Floriza de Sousa e Silva– SDU Leste

7 – Elizabete Rodrigues de Lima Sirene– SEMCOM

8 – Onésima Torres Nascimento Amado – SEMA

9 – Osana Santos Morais – SEMEC

10 – Estela Miridan Rosas – SEMCOP

11 – Poliane Oliveira Borges – SEMJUV

12 – Amaríles Souza Borba – FMS

13 – Fracimeire de Sousa Pádua – PGM

14 – Valdinete Ulisses Duarte de Oliveira– SDU Sul

15 – Alcina Rodrigues de Carvalho Chaves– SEMAM

16 – Marinalva Gamosa – Fundação Monsenhor Chaves

17 – Nara Cronemberger  Guimarães Carvalho– SEMDEC

18 – Alyne Sousa Costa – STRANS

19 – Carmem dos Santos Sousa  – SEMEL

20 – Layara Laís Gualter  Mendes Oliveira– SDU Sudeste

21 – Graciele do Nascimento Monteiro – SEMGOV

22 – Patrícia Pereira dos Santos – SDU Centro

23 – Aline Medina Meneses – IPMT

24 – Maria dos Umildes Medeiros de Oliveira –  SMPM

25 – Lorena Veras de Sandes Freitas – SEMEST