Renato Bezerra

O Povoado Taboca do Pau Ferrado, zona Rural de Teresina, ganhou uma melhor estrutura para sua escola de educação infantil, gerando mais 350 vagas para crianças de dois a cinco anos de idade. A ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Sagrado Coração de Jesus foi inaugurada na tarde na última quinta-feira (22) com festa na comunidade.

Essa foi a quinta das oito obras na área da Educação programadas para serem entregues no mês de aniversário da cidade. O prefeito Firmino Filho declarou que sente um orgulho especial ao inaugurar construções ligadas à educação.

“Essa unidade de ensino é mais um tijolo na construção de um futuro melhor para nossa cidade. A educação de Teresina já é modelo para o Brasil, modelo de gestão que faz a diferença. Estamos trabalhando ainda mais para alcançar o sonho de ter uma escola pública de qualidade para todos. Só assim poderemos dizer que temos uma Teresina justa”, afirmou Firmino.

O CMEI já existia no local, mas ainda não tinha estrutura adequada para receber as crianças com conforto, além da pequena quantidade de salas de aula. Após a reforma total e ampliação do espaço físico, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) aumentou o número de vagas, distribuindo as crianças nas sete salas climatizadas. A turminha ainda vai desfrutar de um pátio coberto, playground, sala multiuso e todo o prédio adaptado com acessibilidade.

Durante a inauguração, o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, anunciou ainda que a unidade de ensino terá também turmas de 1º ano do Ensino Fundamental a partir do próximo ano. Segundo Montezuma, a estrutura da escola é exclusiva em Teresina. “Construímos algo inédito. Um prédio como nenhum outro e em uma comunidade de zona rural. Educação de qualidade não é mais privilégio de filho de rico”, declarou.

O investimento na construção foi de R$ 1.250.024,20, oriundo de recursos do Salário Educação e Prefeitura de Teresina. O CMEI já está em funcionamento com 140 alunos matriculados nos turnos manhã e tarde.

De acordo com a diretora Perpétua Alves, a nova sede é um orgulho para a população da região. “Com a nova sede podemos dizer que estamos realmente atendendo as necessidades da comunidade. Nossa equipe tem o mesmo propósito, que é o de educar com alegria, agora com mais força, construindo uma nova história”, disse a gestora.