As crianças internadas na Clínica Pediátrica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), gerido pela (FMS) Fundação Municipal de Saúde, irão participar na tarde desta sexta-feira (23), a partir das 15h, da IV edição do projeto “Sessão Cine Pipoca no HUT”. O evento acontecerá sob a supervisão do médico pediatra Aurimar Bezerra e a participação dos acadêmicos do 9° período de medicina da FACID/Wyden. O objetivo do projeto é possibilitar um ambiente amplo, agradável, de lazer e entretenimento, proporcionando às crianças interação social e mais qualidade de vida durante o período de internação.

Segundo o Dr. Aurimar Sousa, médico pediatra do HUT e preceptor da Facid, esse tipo de atividade tira o foco da internação e proporciona uma maior interação entre as crianças e os profissionais de saúde. “É um momento de lazer que ajuda a reforçar também o vínculo afetivo entre as crianças e seus responsáveis. É muito bom ver essa quebra de rotina e as crianças sorrindo novamente”, destacou.

De acordo com a gerente de enfermagem da Pediatria, Carla Janaina, essa é uma ação de humanização que utiliza a arte do cinema no processo de recuperação dos pequenos pacientes. “Promover atividades lúdicas como cinema para nossas crianças é um forma de minimizar o desgaste emocional gerado pela internação. Além disso, é um momento de muita alegria e descontração que pode, inclusive, contribuir para acelerar o processo de recuperação dos pequenos pacientes”, destacou a gerente.

O HUT oferece atendimento de urgência e emergência pediátrico 24 horas por dia. Em 2018, o hospital realizou 6.372 atendimentos de crianças entre 0 e 12 anos. Somente este ano, o HUT atendeu 3.286 crianças de 0 a 12 anos de idade. Dentre esses atendimentos os motivos que mais registraram entrada foram queda, com 783 atendimentos, mal súbito, com 497, e acidente de trânsito, com 236.