O ministro da Cidadania, Osmar Gasparini Terra, irá participar neste sábado (31) das solenidades de lançamento da TV “Paz na Web” no Centro de Convivência “Retomando o Caminho” e do Centro de Convivência Para a Pessoa Idosa “Jatobá”, no bairro Angelim. As inaugurações fazem parte da programação de aniversário de Teresina e acontecem às 8h30 e 11h30 respectivamente.

No Centro de Convivência Retomando o Caminho, localizado na Rua Areolino de Abreu, 2137, Centro, a inauguração da TV acontece às 8h30. Haverá também a certificação por inclusão produtiva no mercado de trabalho de 17 egressos de comunidades acompanhados pelos serviços ofertados pela unidade.

Logo mais, às 11h30, o ministro participa da inauguração do Centro de Convivência para a Pessoa Idosa “Jatobá”, localizado na Rua 5, nº 9211, conjunto Jatobá, bairro Angelim. As solenidades contarão com a presença do prefeito de Teresina, Firmino Filho, do secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, vereadores, servidores e comunidade.

“Vamos apresentar ao ministro projetos que estão ajudando na restruturação de muitas famílias em Teresina. Um deles é o Centro de Convivência Retomando o Caminho, que é o primeiro do país a atuar no fortalecimento de vínculos e na prestação de assistência social a egressos de comunidades terapêuticas. Outro importante serviço é o de acolhimento para a pessoa idosa, que visa a garantia de direitos e a inclusão social desse público”, reforça o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

Centro de Convivência Retomando o Caminho

Inaugurado no dia 11 de março, o Centro de Convivência “Retomando Caminho” é o primeiro centro de reinserção com a finalidade principal de atender usuários que concluíram tratamento para a dependência química por meio de comunidades terapêuticas governamentais e não governamentais do Brasil.

O espaço oferece acompanhamento e fortalecimento de vínculos individuais e familiares através do atendimento psicossocial, oficinas de convivência, palestras e ações socioeducativas e conta com o apoio das comunidades terapêuticas, Centro de Atenção Psicossocial (CAPSAD), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos grupos de apoio Amor Exigente, Alannon, Naranon, Amor Vencerá e Pastoral da Sobriedade,  além de toda a rede de atendimento ao dependente químico em Teresina.

Centro de Convivência Para a Pessoa Idosa “Jatobá”

O Centro será administrado pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e contou com recursos federais e municipais para a construção. A unidade tem capacidade para atender 250 idosos e possui um laboratório de informática com oito máquinas, que devem ser utilizadas para oficinas de inclusão social, um auditório, refeitório, além de toda a estrutura possuir acessibilidade.