Ascom/Semec

Teve início hoje (10) um novo projeto de reforço em língua portuguesa para alunos do 5º ano das escolas municipais de Teresina. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) vai estender a carga horária de aulas para 982 alunos que precisam reforçar algumas habilidades básicas antes de passarem para o ano seguinte.

As aulas extras acontecem em 57 unidades de ensino, mobilizando 90 professores, que já passaram por uma capacitação. Cada professor vai apoiar um grupo de 10 alunos no contraturno escolar, trabalhando habilidades como leitura, interpretação e compreensão.

Ascom/Semec

A gerente de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais da Semec, Luzia Carvalho, explica que as avaliações apontaram conteúdos que poderiam ser reforçados para que os alunos melhorem o desempenho acadêmico. “Sentimos a necessidade de estender a carga horária na disciplina de língua portuguesa para garantir que esses alunos tenham um melhor rendimento nos anos seguintes, todos no mesmo ritmo”, disse.

A oportunidade para aprender mais vai contabilizar oito horas semanais somente com o conteúdo em reforço. Os professores estão preparando atividades práticas e dinâmicas, observando as dificuldades de cada aluno para ajudar na superação delas.