Ascom/ SEMEC

Diretores das escolas da Prefeitura de Teresina com turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental participaram hoje (10), da 4ª Reunião Gerencial do Projeto Alfabetiza Teresina. Os encontros são para análise de resultados e planejamento das intervenções que farão as escolas alcançarem a meta de 100% dos alunos alfabetizados.

O Alfabetiza Teresina é uma das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) com as unidades de ensino para potencializar as habilidades de leitura e escrita dos alunos, fortalecendo o ciclo de alfabetização. Na prática, as crianças estão criando o hábito de ler com prazer todos os dias.

Durante a reunião com os gestores, a coordenadora Carmem Portela desafiou o grupo a comparar os resultados atuais com os meses anteriores. O comparativo ajuda a perceber quais alunos precisam de uma força a mais para melhorar o rendimento. “Queremos todas as crianças alfabetizadas ao final do 1º ano, para isso damos todo o suporte necessário, como a presença de assistentes de alfabetização, formação dos professores, monitoramento e avaliação. As escolas têm sido parceiras nesse trabalho”, conta.

Segundo Carmem, as ações intensificadas nessa área posicionam Teresina como referência no Brasil. “O Alfabetiza Teresina foi um divisor de águas, pois enquanto o próprio Ministério da Educação estipula o 3º ano como base da alfabetização, temos nossos alunos lendo e escrevendo aos sete anos de idade, ainda no 1º ano. Se a rede privada consegue, nós também queremos na rede municipal. Temos orgulho dos nossos resultados”, conclui.