Ascom/Semcaspi

A equipe do programa Família Acolhedora participou, nesta terça-feira (10), de uma ação realizada pela TV Clube que levou o público de diversos centros socioassistenciais do município, para um espetáculo no Circo Americano. O programa trata-se de uma ação de acolhimento temporária, referenciada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Segundo Lorenna Batista, gerente executiva do Família Acolhedora em Teresina, ações como a de hoje são momentos importantes para o processo de reabilitação. “A manhã foi muito especial. Os sorrisos das nossas crianças são a prova de como essas ações valem a pena. Somos gratos pelo convite e pela experiência inesquecível que proporcionaram às crianças”, destaca.

Por meio do programa, a criança contemplada, que pode ter de 13 a 18 anos, é transferida a uma família cadastrada que, durante a estadia, é acompanhada por uma equipe técnica. Enquanto isso, os responsáveis de origem passam por uma série de ações socioassistenciais, realizada por uma equipe formada por assistentes sociais e psicólogos. Com o objetivo de promover a reintegração adequada da criança acolhida são realizadas visitas ocasionais durante o atendimento. Por motivos de segurança, a família acolhedora tem seu anonimato garantido.

O serviço oferece bolsa-auxílio às famílias interessadas em receber uma criança. A bolsa é de R$ 500, ou R$750, caso a criança possua alguma necessidade especial, e deve ser utilizada para o custeamento do bem-estar do acolhido.

Os interessados em fazer parte da ação solidária podem entrar em contato pelo telefone (86) 3131-4751 e agendar uma entrevista com a equipe técnica. Entre os principais critérios, estão: residir em Teresina, ser maior de idade (com 21 anos ou mais), ter disponibilidade afetiva para cuidar de crianças ou adolescentes, não apresentar problemas psiquiátricos, não ser dependente de substâncias psicoativas e não responder a processo judicial.

Além do telefone, o Família Solidária também pode ser alcançado pelas redes sociais, no Instagram @familiaacolhedora1.