A Prefeitura de Teresina já concluiu a recuperação de 12 casas, de um total de 55, no Parque Rodoviário que foram afetadas pela enxurrada ocorrida no mês de abril deste ano. Sete casas foram reformadas e cinco foram totalmente reconstruídas.  Esse trabalho continua em mais 18 residências: sete delas estão sendo reconstruídas e 11 reformadas, totalizando o número de 30 casas. A previsão é que ainda no próximo mês de outubro o trabalho esteja concluído.

“Desde a noite do ocorrido, a Prefeitura está prestando total assistência às famílias atingidas, seja através do trabalhado de assistência social, seja com a limpeza total da área, como também na recuperação do que foi destruído”, lembrou Paulo Lopes, superintendente da SDU Sul. Duas empresas foram contratadas e estão trabalhando diariamente no local na recuperação dessas casas. “Estamos agindo no ritmo mais rápido possível para possibilitar que as famílias recebam suas residências o quanto antes”, disse.

O superintendente lembrou ainda que a Prefeitura já concluiu o processo de desapropriação do terreno localizado na área do clube de onde se originou a tragédia. Segundo ele, neste espaço serão construídas cerca de 20 novas casas para abrigar as famílias que moravam em área muito próxima à galeria do Parque Rodoviário. “Após análise técnica ficou decidido que seria mantido uma margem de segurança de 10 metros dos dois lados da galeria, ou seja, todas as casas que estão dentro deste espaço terão que sair. Essas famílias serão transferidas para essas novas unidades habitacionais”, destacou.

Sobre os prazos, Paulo Lopes informou que a Superintendência está trabalhando na elaboração do projeto para dar início ao processo de licitação. “Caso tudo transcorra como o esperado, até o mês de novembro próximo, após concluir todas as etapas da licitação, estaremos começando a construção dessas novas casas e da urbanização do espaço”, afirmou.