Ascom/Semec

Esta sexta-feira (13) foi o último dia de competição da III Etapa do Circuito SEMEC de Xadrez, torneio organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) para estimular os alunos a praticarem a modalidade. As partidas desta rodada estão sendo disputadas por 78 alunos de escolas municipais de Teresina, no Centro de Formação Odilon Nunes.

Meninos e meninas das categorias Mirim e Infantil participam de cada etapa do Circuito somando pontos para a grande final em novembro. Os campeões podem representar o Piauí nos jogos escolares nacionais. Entre os participantes estão alunos das escolas de tempo integral e um grupo que está sendo preparado em aulas aos sábados.

Para fortalecer a prática do xadrez no município, a Semec passou a contar com o apoio da Federação Piauiense de Xadrez. Segundo a coordenadora de Esportes da Secretaria, Rosana Rodrigues, a parceria eleva o nível dos jogos. “Aumentamos muito o número de alunos participando das competições, assim como a qualidade das partidas. O trabalho feito nas escolas está refletindo no nível desses jogadores, o que é muito bom também para o desempenho dos jovens em sala de aula”, afirma.

Para a final da 6º edição do Circuito, a organização deve entregar troféus aos dois primeiros colocados de cada categoria, além de medalhas para os dez melhores resultados.