Com a meta de alfabetizar 100% dos alunos ainda no 1º ano do ensino fundamental, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) vem monitorando de perto o desempenho dos jovens em leitura e escrita. Nesta sexta (13), mais um grupo de diretores compartilhou os resultados alcançados pelas turmas do 1º e 2º ano até agora.

Os números são reflexo das ações realizadas nas unidades de ensino para reforçar essas habilidades com as crianças. Uma das iniciativas apontadas pela Semec como fundamental para os bons resultados é o Projeto Alfabetiza Teresina, que apoia as atividades das escolas no sentido de tornar a leitura um hábito prazeroso.

Na Escola Municipal Murilo Braga, zona norte de Teresina, o cenário é de práticas exitosas. Segundo a diretora Noranei Pacheco, 59% dos alunos do 1º ano estavam em um nível adequado de leitura no mês de junho. Agora, 65% da mesma turma já saltou para um aprendizado considerado avançado.

“O Alfabetiza Teresina só soma, a cada momento, no processo para o sucesso dos nossos alunos. A dedicação da equipe escolar também conta muito, pois temos o compromisso de fazer sempre o melhor. A nossa educação, que é primeiro lugar do Brasil, precisa continuar assim e na nossa escola trabalhamos todos os dias para manter essa qualidade”, conclui a diretora.