Ascom/ Semcaspi

A 25ª edição Teresina em Ação acontece neste sábado (21) e comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O projeto realizará edição comemorativa na Praça João Dantas Neto, no bairro Piçarreira, das 8h às 13h.  Devem participar cerca de cerca de 150 colaboradores atuantes na área de políticas públicas direcionados à pessoa com deficiência, seja por meio de organizações governamentais ou civis.

O evento terá como foco a orientação, articulação e a promoção de políticas públicas para pessoas com deficiência. A causa será abordada pelo Teresina em Ação dos palcos aos espaços reservados às 12 organizações da sociedade civil, que devem participar do evento. Entre as apresentações culturais, está o espetáculo de dança articulado pela Sociedade de Apoio ao Deficiente Físico (SOAF), intitulado “Toca Toca Pife”. A performance será realizada por quatro crianças participantes da SOAF.

O credenciamento para pessoa com deficiência, que permite o estacionamento de veículos em áreas prioritárias reservadas, será oferecido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). A Uninassau também deve vir à frente como parceira, responsável por momentos de ginástica cadeirante e dança eficiente.

Os profissionais dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) também estarão no evento orientando a população sobre os serviços direcionados à pessoa com deficiência, oferecidos pela Prefeitura de Teresina por meio dos Centros de Convivência, de Referência Especializada e outras unidades socioassistenciais.

O agendamento do Passe Livre, benefício que garante a gratuidade do transporte público para idosos e pessoas com deficiência, também será realizado no Teresina em Ação deste sábado. Os interessados devem apresentar o RG, CPF e comprovante de residência, além do laudo médico, comprovando a deficiência. O laudo pode ser obtido no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, no Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) e na Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CEID).

Além da programação comemorativa, o sábado também conta com serviços já tradicionais e populares entre o público, como a emissão de 1ª e 2ª via do R.G, o corte de cabelo, a vacinação e a atualização do Cadastro Único, necessário para recebimento de benefícios federais como o Bolsa Família. A Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves levará quatro bandas musicais ao evento, que serão anunciadas durante a semana.

A Praça João Dantas Neto fica na Rua José Torquato Viana, 1375, e recebe o Teresina em Ação das 8h às 13h. O projeto é realizado em parceria entre a TV Clube e a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). A população pode se informar mais entrando em contato com a Gerência de Políticas Integradas da Semcaspi, por meio do número: (86) 3131-4714.

Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

A data honrada foi instituída por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializada pela Lei no. 11.133 de 14 de julho de 2005. Foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reinvindicações de cidadania, inclusão e participação plena na sociedade.