Teresina está recebendo uma equipe de pesquisadores do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), que em uma iniciativa inédita no Brasil está percorrendo 123 cidades em todo território nacional para coletar informações sobre alimentação e estado nutricional de 15 mil crianças de até 5 anos.

“Os pesquisadores do Ministério da Saúde e de universidades públicas e privadas começaram a fazer um mapeamento dos hábitos alimentares de crianças brasileiras. O estudo vai ajudar a prevenir e combater doenças. 15.000 famílias vão ser visitadas”, explica Haroldo Ferreira, professor da Universidade de Alagoas.

A equipe iniciou as ações realizando o mapeamento nutricional dos estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil Thereza Christina. A ideia é entregar aos pais informações do mapa nutricional das crianças.

“Temos uma preocupação com a alimentação das crianças. Realizamos diariamente cinco refeições diárias. Entendemos que uma criança bem alimentada é mais saudável e mais feliz. Os pesquisadores elogiaram o trabalho que vem sendo realizado em relação à alimentação dos nossos alunos, que são preparadas com orientação das nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação. Temos o cuidado de preparar a alimentação com todos os nutrientes necessários que as crianças precisam”, informa Raimunda Soares, diretora do CMEI.