O fim de semana foi marcado pela 3ª edição  do MovimenThe, que atraiu milhares de pessoas para o Parque Ambiental Matias Augusto de Oliveira Matos, mais conhecido como Parque do Mocambinho. O evento envolveu o público em torno de uma programação voltada para práticas de esportes, lazer, artesanato e entretenimento, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Teresina e o Grupo Meio Norte de Comunicação.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), Olavo Braz, considera que o evento tem ajudado a manter a população mais próxima dos espaços públicos. “Além de trazer mais movimento, como o nome já faz referência, o evento também traz consigo a ideia de atrair a população para ocupar locais pertencentes a elas, fazendo com que se sinta parte e responsável por eles”, destaca.

A dona de casa, Ana Célia Martins, disse que ainda não conhecia o parque e que o evento foi uma boa oportunidade para ser atraída até lá. “Ainda não tinha vindo, só conhecia por fotos. Quando fiquei sabendo do MovimenThe resolvi vir, achei que foi uma boa chance que surgiu para conhecer. Gostei muito e pretendo voltar em outras oportunidades”, conta.

Além da Semam, o evento contou com o envolvimento das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer (Semel), de Economia Solidária (Semest), de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), de Comunicação (Semcom) e das Fundações Wall Ferraz (FWF) e de Cultura Monsenhor Chaves (FCMC).

A programação incluiu torneios esportivos, onde os atletas tiveram a chance de formar seus times e escolher uma das modalidades oferecidas, a exemplo do futsal, handebol, vôlei de praia, badminton, basquete, tênis de mesa, fut7 e corrida de rua.

O evento também teve espaço reservado para uma feira de exposição e comercialização de peças artesanais, o que contribuiu para dar mais visibilidade para o trabalho realizado por mais de 25 artesãos locais.

Sobre Parque Matias Matos

O Parque Matias Matos conta com um ambiente propício para eventos dessa natureza e de outros fins, já que possui uma área de aproximadamente 4,9 hectares, onde estão dispostas quadras para múltiplas práticas esportivas (futebol de areia, society, badminton e basquete), ciclovias, playground, pista de caminhada, academia popular, quiosques, prédio administrativo, palco para apresentações culturais e área contemplativa no entorno da lagoa com grama natural, para oferecer mais conforto aos visitantes.

A população pode ter acesso ao local de terça a domingo, das 5:30 às 10h e das 16h às 21:30. Às segundas-feiras fica disponível apenas a pista de caminhada, das 5:30 às 10h.

O parque fica situado na Avenida Prefeito Freitas Neto, S/N, bairro Mocambinho, zona norte de Teresina, bem próximo à parada final dos ônibus.