A construção da Avenida Ulisses Marques segue com avanços consideráveis com o andamento dos serviços de pavimentação em asfalto do primeiro trecho e da finalização da terraplanagem do segundo trecho. A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste) está dando o avanço efetivo na execução dos serviços da Avenida que contribuirá para o plano de mobilidade urbana da cidade ao fazer a ligação das avenidas Raul Lopes e Presidente Kennedy.

A via terá 4,6 km de extensão e o investimento é de R$ 20,64 milhões, contemplando também calçadas, sinalização viária e intervenções de drenagem. Além do asfalto do primeiro trecho, a Gerência de Obras da SDU está finalizando a terraplanagem do segundo para receber a pavimentação necessária para concluir o serviço.

O superintendente executivo do órgão, Ângelo Cavalcante, explica a fase da obra.  “É gratificante proporcionar uma obra tão importante para a cidade de Teresina. Já estamos executando a pavimentação asfáltica desse primeiro trecho e, posteriormente, nos encaminharemos para o asfaltamento do segundo, após a conclusão da terraplanagem”, disse.

Para o superintendente João Pádua, aliado ao fator estruturante, há o fator turístico, já que a intervenção foi prevista também no Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável de Teresina.

“A Raul Lopes está situada à beira rio, numa região caracterizada pela cultura de uso da margem ribeirinha para prática de esporte e lazer, além de proporcionar um novo acesso à rodovia PI 112, aos bairros Planalto, Morros, Satélite, Zoobotânico, Vale Quem Tem, Tabarajas, zona norte e outros”, explicou o gestor.

Com recursos do Ministério das Cidades e convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF), a construção da via foi inicialmente diagnosticada no Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) da cidade, elaborado em 2007. A implantação da nova avenida capacita a Raul Lopes para ligações viárias importantes entre zonas da cidade.