Um espaço ocioso dentro da Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas, zona norte de Teresina, será transformado pela turma do 4º ano do ensino fundamental a partir do projeto “…Ou flores ou frutos ou sombra dará”. A ideia é arborizar o terreno com espécies frutíferas para ensinar sobre meio ambiente e deixar a escola mais bonita.

Idealizado pelo professor Francisco Rodrigues, o projeto propõe a discussão da temática ambiental. Os alunos foram convidados a pensar em uma ação social que envolvesse o tema e ainda levasse algum retorno positivo para a comunidade do entorno. A partir de então, estiveram mobilizados no preparo do plantio de 100 mudas de acerola, que deve acontecer nesta semana.

A turma conseguiu a doação das plantas junto à Prefeitura de Teresina. O terreno da unidade de ensino já está preparado para receber a ação. Os estudantes também serão responsáveis pela manutenção do espaço, cuidando diariamente das plantas.

“Pensamos em aproveitar melhor o espaço aberto com plantas frutíferas de produção rápida, que podem servir, inclusive, para o próprio consumo da escola ou da comunidade local. Conversamos mais sobre o meio ambiente, a importância de cultivar locais mais verdes, e também praticar o trabalho em equipe, pois será uma atividade de muitas mãos”, disse o professor Francisco.