Por meio do Programa Escola da Inteligência, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) vem investindo em ações que ajudam alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar a melhorar a qualidade de vida equilibrando emoções. Esta semana, a Secretaria está promovendo workshops nas cinco unidades de ensino participantes. A programação da tarde de hoje (8) foi nas escolas municipais Mocambinho e Eurípides Aguiar.

Desta vez, o evento é voltado para a equipe escolar, desde gestores, passando por professores e até agentes de portaria. O objetivo é destacar a importância do pensamento crítico para a tomada de decisões assertivas, melhorando a rotina dos profissionais e trazendo maior realização profissional.

“Não vamos dizer como lidar com os alunos, mas vamos apontar caminhos para que esses profissionais se sintam mais realizados, de bem com a vida, para que assim cumpram suas funções da melhor forma possível. Essa inteligência emocional beneficia a própria pessoa e todos ao seu redor”, explica o consultor Dieikson de Carvalho, que aproveitou o momento para elogiar a educação de Teresina.

“Estou sempre escutando elogios sobre a educação de Teresina por onde passo, e é um prazer contribuir com a melhoria desse trabalho. Acredito que todo mundo que está dentro da escola é professor, porque de alguma forma ensina, dá exemplo, orienta, etc”, completa Dieikson.

A Escola da Inteligência é baseada em uma metodologia de Augusto Cury para a gestão das emoções de alunos e professores. A expectativa é de que toda a equipe escolar possa trabalhar valores que vêm sendo esquecidos com o tempo, como respeito e generosidade. As próximas unidades de ensino a receberam o workshop serão E.M. Cristina Evangelista e E.M. Ubiraci Carvalho.

Para o diretor da E.M. Mocambinho, Diógenes Meireles, a ação é um grande investimento na vida dos alunos. “Sabemos dos mais diversos problemas que esses jovens enfrentam em relação às drogas, sexualidade, depressão, conflitos que estamos nos preparando para lidar melhor. Já sentimos o quanto a Escola da Inteligência vem impactando positivamente no ambiente escolar, portanto sou um apoiador do programa”, afirma.