O projeto Quinta Sinfônica da Orquestra Sinfônica de Teresina apresenta, nesta quinta-feira (10), a sinfonia N° 94 do austríaco Joseph Haydn, compositor que é apresentado pela segunda vez no projeto. A apresentação acontece no Palácio da Música de Teresina, às 20h, com entrada gratuita e regência de Hilson Costa.

Na edição de agosto, a Quinta Sinfônica trouxe a sinfonia N° 104 de Haydn. Sua música possui muitas brincadeiras, e nesta sinfonia N° 94 em especial, conhecida como “Surprise” (surpresa, em inglês), contém provavelmente a mais famosa de todas: um acorde fortíssimo repentino ao final do tema de piano de abertura, voltando em seguida à dinâmica calma original, como se nada tivesse acontecido. Haydn era considerado, junto a Mozart e Beethoven, como a “Trindade Vienense”.

A “Quinta Sinfônica” consiste em concertos totalmente eruditos às segundas quintas-feiras de cada mês, no Palácio da Música, sempre às 20h, com entrada gratuita.

A OST é mantida pela Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina com a ajuda da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Desde a sua criação, em 1993, a Orquestra se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo a primazia de transpor as melodias de grandes compositores populares, para a grandiosidade do som sinfônico, com a finalidade de desenvolver um trabalho artístico-educacional, promovendo apresentações em teatros, colégios e praças.