A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) tem sido uma oportunidade para estimular o estudo da disciplina nas escolas da Rede Municipal de Ensino e revelar talentos. Na edição deste ano, dez estudantes de escolas da Prefeitura de Teresina conquistaram medalhas, além de 47 menções honrosas.

A ONC é uma atividade promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ) e Instituto Butantã. Identificando alunos talentosos, os organizadores buscam incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, proporcionando desafios que aprimoram a formação acadêmica.

Em Teresina, os medalhistas também participam do Programa Cidade Olímpica Educacional, que prepara e apoia os jovens em competições de conhecimento como essa. A disciplina ciências chegou ao Programa em 2017, quando a Secretaria Municipal de Educação (Semec) observou que os alunos que estudavam outras áreas chegaram a ganhar medalhas na ONC mesmo sem os conhecimentos específicos.

A coordenadora do Cidade Olímpica Educacional, Valdete Silva, conta que a equipe está animada com os resultados desta edição. “Era uma olimpíada que ainda nos desafiava, mas este ano focamos nossos esforços em metodologias inovadoras e o resultado foi esse, que muito nos orgulha”, comemorou.