Ascom/ Semec

Quem passou pelo Teresina Shopping nessa segunda-feira (05) embarcou no mundo da fantasia que as equipes escolares dos Centros Municipais de Educação Infantil montaram durante a IV Mostra Pedagógica. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), contou com uma programação de apresentações das crianças durante todo o dia.

Para compartilhar um pouco das atividades pedagógicas que fazem da educação pública de Teresina uma das melhores do país, foram montados estandes com trabalhos desenvolvidos pelas unidades de ensino. Os projetos revelam como as crianças aprendem a ler e escrever de forma divertida.

“Esse evento é uma oportunidade de mostrar para a sociedade o que fazemos dentro da escola. Trouxemos uma pequena representação do que temos de estratégias para enriquecer o aprendizado das crianças. Esse compartilhamento de ideias é algo muito rico”, opinou Francisca Santos, diretora do CMEI Joel Mendes.

Os pequenos também participaram com apresentações teatrais, musicais e muita poesia. Os alunos do CMEI Parque Esperança foram além, interpretando um poema de Cecília Meireles em Libras. E por falar na poetisa brasileira, Cecília foi inspiração para muitos trabalhos realizados pelos alunos este ano, que ficaram expostos no evento. Assim como as releituras de obras da artista plástica Dora Parentes, prestigiadas por ela pessoalmente. “Eu fico lisonjeada com a homenagem. Tenho muito que aprender com essas crianças que estão florescendo com mentes brilhantes”, disse Dora.

Ascom/Semec

Este ano, a Mostra levou a temática “Um mar de encantos pedagógicos” e contou com a participação das equipes de Atendimento Educacional Especializado (AEE), exibindo as ações de educação inclusiva; e do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar Professora Ceiça Carvalho (CMAM), que atende alunos com transtornos de aprendizagem.

Segundo a gerente de Educação Infantil da Semec, Sammya Ribeiro, o evento tem um grande significado para a educação municipal. “Atendemos mais de 26 mil crianças, e esse trabalho precisa ser divulgado, pois é feito com dedicação, amor e zelo. Socializamos algumas ações que estimulam as crianças de uma formação integral”, explicou.

A diretora do CMEI Vila Bandeirantes, Nordely Noronha, definiu a IV Mostra Pedagógica como encantadora. “É mágico poder apreciar tantos belos trabalhos. Temos que valorizar a escola pública”, concluiu.