Rômulo Piauilino

Alunos do Projeto Vitória receberam certificados do curso sobre moda evangélica e executiva. A certificação aconteceu nesta quinta-feira (07), no Diferencial Buffet. Os curso é realizado pela Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) em parceria com a Fundação Wall Ferraz e com o auxílio de emendas parlamentares do Vereador Ricardo Bandeira. O objetivo é capacitar profissionais com o ensino de técnicas de corte e costura.

“Hoje é dia de agradecer e de ressaltar a importância da Semest ter nos abraçados com tanto profissionalismo, gerando essa oportunidade que sonhávamos. Tivemos um curso excelente com profissionais e materiais de qualidade e não nos faltou nada para que concluíssemos com sucesso. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos que investiram na gente e transformaram esse sonho em realidade, nos qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para um Piauí melhor”, ressaltou uma das alunas concludentes do curso, Andressa Vieira.

O curso iniciou no mês de maio e teve a duração de cinco meses. Na última semana de outubro, o projeto encerrou suas turmas que contavam com aulas em três polos diferentes da cidade. Dentro do projeto foram ensinadas aulas teóricas e práticas de modelagem e corte e costura. Os alunos aprenderam a fazer a modelagem das roupas e o processo inicial e final da confecção de uma peça, de forma totalmente gratuita para eles.

O Prefeito de Teresina, Firmino Filho, ressaltou a importância do projeto. “O Projeto Vitória veio atender a necessidade do povo evangélico de ter novidades e mais possibilidades para o jeito diferenciado de se vestir por direito. Além disso, o projeto traz ótimas consequências para a economia, pois busca ser solidário em relação aqueles que lutam para ter condições de mostrar seu talento através do trabalho. Além desse salto para o empreendedorismo, esperamos que os nossos alunos certificados possam alçar altos voos e distribuam por aí esses dons, agora de maneira totalmente qualificada”, destacou.

Além das aulas práticas e teóricas, as capacitações foram realizadas através de rodas de conversas e acesso ao mercado. Foram 3 pontos de apoio em zonas diferentes capacitando cerca de 200 pessoas. Durante o evento foi realizado o desfile onde os alunos apresentaram peças que foram confeccionadas por eles.

“Realizamos esse sonho com sucesso na entrega dos certificados hoje. Agora todos esses alunos estão qualificados para o mercado podendo gerar renda e fomentar o empreendedorismo. A área de moda evangélica e executiva já funciona bem em vários estados do país, e agora nosso objetivo é estar transformando Teresina em um dos grandes polos dessa área. Estamos imensamente felizes vendo esses alunos chegarem onde estão, muitos não sabiam nem colocar a linha na agulha e hoje estão qualificados na área para costurar muitas peças, essa é a nossa verdadeira missão, transformar vidas”, concluiu o secretário e vereador de Teresina, Ricardo Bandeira.