A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) iniciou estudo para implantar novos redutores de velocidade na Avenida Boa Esperança, importante acesso a pontos turísticos da zona Norte como o Encontro dos Rios e Parque Lagoas do Norte. A via receberá lombadas físicas para garantir mais segurança aos moradores do entorno.

As equipes da Gerência de Engenharia de Tráfego da Strans definirão os pontos que receberão os redutores de velocidade por meio de um trabalho de campo, com vistorias e análise da área. Serão considerados fatores como as características físicas da via, fluxo de pedestres, velocidade dos veículos, e tipos de transporte que transitam pela avenida.

Conforme prevê a resolução n° 600 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a lombada física pode ser utilizada em vias com riscos de acidentes e necessidade de redução de velocidade do veículo de forma imperativa.

O engenheiro da Strans, Cássio Adler, explica que os redutores de velocidade devem ser implantados em pontos estratégicos. “O estudo é feito para definir os trechos mais indicados para a implantação, afinal, os redutores não podem ser instalados próximos a curvas, ladeiras, cruzamentos e faixas de pedestres”, pontua Cássio.

Após a conclusão do estudo, a Strans encaminhará o projeto para a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro Norte (SDU Centro/Norte) para execução dos serviços.