Pelo menos sete bairros da zona sul da cidade já foram beneficiados com construções e reformas de espaços esportivos este ano, sendo considerado um dos mais importantes na área de esporte e lazer para essa região.

No Promorar, por exemplo, foram investidos mais de R$ 500 mil no campo de futebol, com recursos do Orçamento Popular de Teresina. O espaço foi completamente renovado e ganhou um novo sistema de irrigação automatizado. “Outra ação importante que realizamos foi a retirada de um muro e a colocação de um alambrando. O lugar já era bonito, mas estava isolado. Acreditamos que agora mais moradores vão se sentir mais atraídos”, destacou o superintendente da SDU Sul, Paulo Lopes.

Outra comunidade beneficiada com um campo será a da Vila Irmã Dulce. A obra, conhecida na área como Morro do Manoel Cambota, já está bem adiantada. Juliana Débora de Sousa é uma das moradoras que vem acompanhando tudo de perto e contando os dias para a inauguração. “Esse campo de futebol será importante para a minha família toda, a começar por mim. Durante 10 anos joguei futebol, inclusive participando de competições e conquistando medalhas. Tenho uma filha de 13 anos que também não vê a hora do campo ficar pronto”, disse.

O conhecido Tatazão, o campo do residencial Dagmar Mazza também está ficando completamente renovado. Cerca de R$ 100 mil estão sendo investidos na construção de um poço tubular, renovação do gramado, arquibancada, implantação de alambrado, entre outras coisas. De acordo com o líder comunitário do residencial, Antônio de Castro Sousa, o “Tatá”, são realizados, tradicionalmente, jogos às terças, quintas e sábados. “Aqui já foram disputados, inclusive, jogos da Copa Nordeste”, lembra.

O campo do bairro Portal do Sul também será beneficiado com a construção de um vestiário, que custará cerca de R$ 90 mil, mas Paulo Lopes destacou outras benfeitorias feitas pela Prefeitura. “Não podemos deixar de frisar como ficou bonito o campo de futebol do Parque Ambiental da Macaúba, inaugurado pelo prefeito no último mês de agosto. Aliás, todo cercado de uma bela estrutura para a prática de esporte e lazer para a comunidade”, lembrou Paulo Lopes. As obras da quadra de esportes do Residencial Alegria também estão bem adiantadas. O investimento no local é de aproximadamente R$ 110 mil, recursos próprios da administração municipal.

O superintendente se comprometeu, ainda, que, depois do Parentão, os moradores do Lourival Parente e de bairros vizinhos ganharão outra grande estrutura para a prática esportiva. Está sendo construído na região um amplo ginásio poliesportivo, totalmente coberto, em uma área de cerca de 2 mil metros quadrados, com banheiros e vestiários masculino e feminino, lanchonete, sala para administração, arquibancadas para 720 lugares (com cadeiras), estacionamento, entre outras coisas. A Prefeitura está investindo, nessa obra, cerca de R$ 1,6 milhão, vindos de recursos do Governo Federal com contrapartida da administração municipal.