A população do bairro Primavera, zona norte da capital, mais uma vez recebeu o Teresina em Ação. A penúltima edição do ano, realizada hoje (9), alcançou cerca de 8 mil atendimentos. A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), TV Clube e diversos parceiros se unem há dois anos na realização deste projeto que aproxima os serviços públicos da população e chega a sua 26ª edição.

O prefeito Firmino Filho foi acompanhar as atividades e destacou a grandiosidade que o evento se tornou. “O Teresina em Ação é um grande projeto. As pessoas ocupam os espaços públicos, como nossas praças e parques, têm acesso aos serviços não apenas da Prefeitura, mas de um conjunto de parceiros que se somaram a essa iniciativa, ao mesmo tempo em que se confraternizam. A gente vê idosos, adultos, jovens e crianças participando e tendo acesso a cidadania e isso é muito gratificante”, destacou.

O casamento comunitário foi a atração mais esperada do evento. Um total de 222 casais oficializaram a união perante ao juiz Virgílio Madeira. O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, comentou sobre o casamento e ainda destacou que o projeto Teresina em Ação já está consolidado ao calendário da cidade.

“O Teresina em Ação, nesta edição aqui no Parque na Cidade, é uma alegria realmente de ver a população mais uma vez comparecendo. E foi uma satisfação ter testemunhado mais de 200 pares se casando em uma belíssima cerimônia. A gente fica feliz de proporcionar à população de Teresina um programa tão efetivo e eficaz que já tem incorporado ao dia-a-dia da cidade, por meio dessa parceria com a Clube e demais parceiros”, comenta o secretário Samuel Silveira.

Das 8h às 13h a população pode ter acesso a 165 serviços diferentes ofertados nas áreas da assistência social, saúde e jurídica. Pessoas como o senhor Carlos Alberto, professor aposentado e morador do Marques. Ele foi ao evento para retirar o documento do estacionamento do idoso. “É muito bom, porque evita a gente se deslocar até a Strans para ter acesso ao documento. Aqui foi bem fácil, rápido e a gente já recebeu na hora”, comentou.

A dona Maria Auxiliadora é dona de casa e foi em busca dos serviços de corte de cabelo. Alguns minutos sentada na cadeira e saiu transformada. “Eu estou me sentindo até mais jovem. Gostei muito do resultado e estão de parabéns pelo evento. Eu vim cortar o cabelo, mas minha filha está expondo alguns produtos e meus netos estão brincando de andar de bicicleta, uns joguinhos de mesa e ainda pintando o rosto”, conta ela.

O evento também proporcionou diversas atividades educativas e de lazer para as crianças, além de atrações culturais, exposições e vendas de artesanato para toda comunidade do entorno do Parque da Cidade, que fica localizado na avenida Duque de Caxias. Um momento de destaque também foi a soltura de balões azuis, em alusão ao Novembro Azul, para chamar atenção para a importância de se prevenir contra o câncer de próstata.