Com foco em liderança de pessoas, terminou, na noite desta sexta-feira (8), o segundo minicurso oferecido pelo Projeto Empreende Bairro. O minicurso de Gestão de Pessoas foi moderado pelo Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI), parceiro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec). As capacitações estão sendo realizadas no Instituto Educacional São José, bairro Mocambinho, zona norte de Teresina.

Além de Liderança, Capacitação de Colaboradores, Recrutamento e Seleção e Motivação, foram abordados outros temas em sala. A presidente da Comissão de Gestão de Pessoas do CRA-PI, Laíze Morais, foi a responsável por conduzir as discussões. Segundo ela, a proposta era fazer com que as temáticas forem organizadas para se encaixar na realidade dos empreendedores do bairro onde acontece o projeto.

“O minicurso foi trabalhado de acordo com a realidade daqueles empreendedores. Tivemos uma participação ativa de pessoas de diversos ramos e idades. Para isso executamos um curso com bastante dinâmica de acordo com cada tema. Através dessas dinâmicas, podemos exemplificar, por exemplo, um perfil de um colaborador e a questão da  Liderança. A maioria trabalha por conta própria e estão bem no início. Por isso, logo no começo do curso, nós os orientamos para que eles guardassem todas as informações e tentassem colocar em prática neles mesmos”, explicou.

Para a participante Vanessa Cardoso, dona na empresa Doce Mel, o curso foi um divisor de águas em sua experiência como empreendedora do setor de serviços e alimentos, onde atua há três anos. “Toda essa experiência acrescentou muito na minha vida. Vai existir os bolos antes e depois do projeto, principalmente com esse curso de Gestão de Pessoas. No momento eu não tenho funcionário, mas a questão da gestão de pessoas, não é só o funcionário, é desde o tratar da pessoa com o cliente. Estou encantada com o projeto, que veio para somar. Fico feliz de ter chegado primeiro em nosso bairro”

O presidente do CRA-PI, Roberthy Barbosa, que esteve prestigiando o encerramento do curso, destacou como o projeto pode ajudar os empreendedores a amadurecer sua visão sobre seus negócios e saírem mais preparados para enfrentar a concorrência. “Levar essa capacitação ao empreendedor, organiza a visão deles, faz com que eles percebam coisas que passavam desapercebido. Acredito que eles vão sair mais maduros, mais preparados para disputar melhor com a concorrência. Hoje em dia, ou você se prepara ou dá espaço para aquele que está mais preparado. Que é o que podemos ver em grandes empresas e em empresas de bairro”, explicou.

Gestão de Finanças

O próximo minicurso terá início às 18h na segunda-feira (11), também no Instituto Educacional São José. O curso de Gestão Financeira será oferecido pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae).

O Projeto Empreende Bairro é um realização da Semdec, em parceria com a Rede Clube, o Sebrae no Piauí e o CRA-PI. A previsão é que, após o término dos minicursos, no fim do mês de novembro, seja realizada uma feira na Praça da Telemar. A ‘Feira Empreende’ tem como objetivo unir todos os empreendedores do bairro para expor seus produtos e serviços, misturando a ação com apresentações culturais.

Veja quais cursos ainda serão realizados

Gestão Financeira

Data: 11 a 14 de novembro