Um novo programa da Prefeitura de Teresina em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) está trabalhando com os alunos suas mais variadas emoções. Trata-se do Programa Diálogos Socioemocionais, que atrela os conhecimentos cognitivos às competências emocionais dos jovens.

Inicialmente o programa está sendo desenvolvido em 15 unidades de ensino, sendo seis de tempo integral e nome de tempo parcial, com alunos de turmas do 6º ao 8º ano do ensino fundamental. Alciele dos Santos, pedagoga, mestre em educação, doutoranda e formadora da 3GEN Gestão Estratégica, esteve em Teresina realizando visita às escolas municipais, onde o programa foi implantado. A formadora explica que esse é o segundo ciclo de visitas do Programa Diálogos Socioemocionais e tem como objetivo a troca de informações sobre as ações desenvolvidas.

“O Programa Diálogos Socioemocionais, tem como principal objetivo um olhar para os estudantes de forma diferenciada, cuidando da parte socioemocional, para que os jovens adquiram autonomia, responsabilidade, autogestão, entre outras competências. São 17 competências socioemocionais a serem trabalhadas com os alunos. Estamos realizando formações com os professores para que priorizem os estudantes. Durante as visitas, temos momentos de conversas com professores, gestores e alunos, além de observação do ambiente e clima escolar. Acontece também, um momento de troca e orientação personalizada”, explica Alciele.

Além de importantes para a vida em sociedade, os valores trabalhados em sala de aula devem ajudar no aprendizado. A coordenadora da reformulação do currículo no município, que também é pedagoga e psicóloga, Celina Lira, afirma que as emoções interferem diretamente na aprendizagem. “Nossa expectativa é de que todos os elementos juntos sejam bússola para resultados ainda melhores. O impacto vai ser bastante positivo, estamos institucionalizando a educação integral como algo real”, disse.

 

Educação integral

 

Para levar a ação às unidades de ensino, a SEMEC conta com a experiência da 3GEN Gestão Estratégica, uma empresa de consultoria e educação. O grupo de parceiros tem como foco a construção de conhecimento onde o destaque é a formação humana dos indivíduos.

Na prática, as lições de matemática, português, ciências e outras disciplinas estarão alinhadas para o desenvolvimento de habilidades como disciplina, foco, autogestão, empatia,