Um mar de histórias, lições de vida. Quem passou pelo Parque da Cidadania na manhã de hoje (21) conferiu um pouco do que os alunos de escolas da Prefeitura em fase de alfabetização fizeram na escola este ano. O IV Piquenique Literário apresentou ao público projetos de leitura e trabalhos realizados em 66 unidades de ensino envolvendo as fábulas, que tanto encantam as crianças.

As escolas foram divididas em estações e abusaram da criatividade para mostrar a desenvoltura dos alunos. Apresentações teatrais, recitais e leituras coletivas fizeram parte da programação, tendo a ludicidade como foco.

Sandra Barros, pedagoga da Escola Municipal Benjamim Soares de Carvalho, conta que a rotina da escola durante todo o ano foi de leitura intensa, com monitoramento do desempenho dos alunos. “Hoje eles nos procuram para pedir livros emprestados, isso nos orgulha muito”, afirma. Para ela, “o Piquenique Literário é um momento de socialização de boas ideias”.

No Centro Municipal de Educação Infantil Sagrado Coração de Jesus, 18 dos 23 alunos da professora Jaqueline Alves já leem com fluência ainda no II Período. “Queremos mesmo é mostrar essa conquista que nos deixa tão felizes”, disse a professora.

O prefeito Firmino Filho e o secretário municipal de Educação Kleber Montezuma participaram do evento acompanhados da deputada estadual Lucy Soares e do vereador Evandro Hidd. Firmino comemora os bons resultados da educação municipal e destaca que no ano passado quase 90% dos alunos foram alfabetizadas com seis anos de idade. “Isso significa que teremos uma geração de meninos e meninas melhor qualificados para construir uma trajetória de sucesso”, finaliza.