Ascom/Semec

Estudantes das turmas do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal João Emílio Falcão, zona Sul de Teresina, participaram neste último fim de semana de uma aula-passeio à comunidade do Mimbó, em Amarante. A ação faz parte do Projeto ‘Quilombo Mimbó’. A ideia da aula-passeio foi das professoras Liamara Mendes de Sousa e Andreza Lima de Carvalho juntamente com 40 estudantes das turmas do 4º ano para aprofundar ainda mais o que foi estudado durante as aulas.

Segundo as professoras idealizadoras da atividade a ideia foi ressaltar a vinda ao Piauí de escravos refugiados do estado de Pernambuco em busca de liberdade, e o crescimento de uma comunidade a partir da ação desses indivíduos. “Realizamos estudo sobre a história do Quilombo Mimbó com nossos alunos e daí surgiu à ideia de organizar uma aula-passeio para eles vivenciarem o que foi estudado”, explica as professoras.

O Quilombo Mimbó iniciou com apenas duas pessoas, hoje abriga em torno de 160 famílias que não deixam a cultura dos seus ascendentes morrerem. O Quilombo está localizado a 17km da cidade de Amarante e recebe constantemente visitas, em prol de expor sua cultura de uma forma real trazendo apresentações e histórias que caracterizam seu povo. Vale ainda ressaltar que o Mimbó chama a atenção para a diversidade cultural, social e histórica do Piauí.

“A culminância do projeto foi um passeio realizado à comunidade quilombola e à cidade de Amarante, que foi palco de manifestações africanas e que hoje abriga resquícios de tradições que jamais devem ser esquecidas. A execução dessa aula-passeio teve a contribuição das professoras Lia e Andreza, que direcionaram todas as atividades no decorrer do período letivo e o apoio de toda a equipe escolar. Foi um momento enriquecedor e os alunos aproveitaram bastante”, destaca Maria do Perpetuo Socorro Carvalho da Silva, gestora da escola.