Com o objetivo de discutir perspectivas para o futuro, a Academia Piauiense de Letras realizou o Seminário Piauí 2100, levantando diversos aspectos do desenvolvimento do Estado. A programação contou com personalidades de variadas áreas. O secretário municipal de Educação Kleber Montezuma foi convidado para pontuar sobre a educação no Piauí – consequências e desafios.
Em sua fala, o secretário destacou os avanços alcançados nos últimos anos, especialmente em relação ao acesso de crianças, adolescentes e jovens à escola pública com educação de qualidade. Aproveitou para chamar atenção para a necessidade do ensino estar conectado às demandas do mundo digital, sem deixar de lado a formação humana.
“Precisamos que o ensino ofertado tenha melhor qualidade e que esteja conectado com as demandas do mundo presente, sem esquecer que, cada vez mais, é importante a escola trabalhar com atividades que ajudem os alunos a gerir adequadamente suas emoções”, avaliou.
O secretário também opinou sobre a nova proposta de financiamento da educação básica, que pode unir as verbas públicas de saúde e educação. Kleber Montezuma classificou a ideia como “um golpe de morte na educação básica”.
Durante o seminário, os convidados discutiram outras perspectivas do Piauí sob o ponto de vista cultural, analisando cenários sociológicos, estruturais, e literários.