Uma comitiva africana chega à Teresina nesta quinta-feira (05) para conhecer o funcionamento dos serviços disponíveis pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), que realiza atendimento às vítimas de violência da capital.

Na oportunidade, será realizada uma acolhida ao grupo com apresentações culturais  dos grupos Afro Cultural Ijexá e de Balé, no Teatro do Boi, que fica localizado na Rua Rui Barbosa, bairro Matadouro, a partir das 9h.

A comitiva é composta por representantes de cinco países africanos como: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique , São Tomé e Príncipe. O grupo está participando em Brasília, de 02 de dezembro até esta quarta-feira (04), do Intercâmbio Brasil-África para troca de conhecimentos sobre empoderamento feminino e enfrentamento da violência contra a mulher. A programação será finalizada com as atividades em Teresina.

A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Macilane Gomes, falou sobre o projeto de intercâmbio e em como ele pode fomentar políticas públicas em defesa das mulheres em todo o mundo. “Agora eles chegam aqui no Piauí para buscar uma experiência local de enfrentamento à violência. Vamos repassar nossas experiências e eles também irão repassar as deles, vai ser uma troca. Teremos acesso a realidades diferentes, tentando entender pontos em comum para superar esse grande problema no mundo que é a violência contra a mulher”, destacou a secretária.

Para o primeiro dia de visitas, logo após a acolhida com apresentações culturais e falas de gestores municipais e estaduais, a comitiva segue para uma visita ao Centro de Referência Esperança Garcia (CREG), às 11h. O espaço, localizado na Rua Benjamin Constant, 2170, Centro, oferece atendimento social, psicológico e jurídico para mulheres em situação de violência em Teresina e desenvolve diferentes práticas integrativas complementares.

Dando continuidade à programação de visitas, na sexta-feira (06), às 8h, o grupo conhecerá a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), e participará, 12h, de um almoço no Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas crianças – Amor de Tia Norte.

Confira a programação completa das atividades:

Quinta-feira (05/12/19)

9h – Recepção no Teatro do Boi;

11h – Apresentação do Centro de Referência à Mulher em situação de Violência – Esperança Garcia;

– Apresentação do Serviço de Atendimento às mulheres vítimas de violência sexual (SAMVVIS) na  Maternidade Evangelina Rosa;

14h – Visita à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Sudeste (DEAM Sudeste);

15h30 – Apresentação do Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas crianças -Amor de Tia Sudeste;

17h – Apresentação da Casa abrigo Mulher Viva;

Sexta-feira (06/12/19)

8h – Visita à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM);

9h30 – Visita à Central de Gênero;

10h30 – Visita ao TI Salve Maria;

11h – Visita ao Polo Cerâmico (Cooperativa de mulheres ceramistas) e ao Encontro dos Rios;

12h – Almoço no Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas crianças – Amor de Tia Norte.