Ascom/Semec

Música e poesia marcaram a culminância do Projeto ‘Encontro de Autores Mirins: Nas asas da imaginação’, envolvendo 97 alunos de turmas do 1º ano  no Centro Municipal de Educação Infantil Francisco de Assis. A creche está localizada no bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina, e vem dando destaque à leitura e escrita em seus projetos, ensinando as crianças a gostarem dos livros.

Na abertura do projeto, cada turma apresentou os trabalhos produzidos durante o ano letivo. “Temos dinamizado a leitura com brincadeiras, música e muita poesia, formas lúdicas de exercitar a alfabetização”, afirma diretora Josélia Cristina.

Durante a culminância os pais foram convidados a participarem da apresentação e exposição final dos trabalhos, que inclui peças teatrais, dança, exposição de desenhos e o lançamento dos livros produzidos pelos alunos.

A diretora Josélia Cristina explica que para os alunos confeccionarem os livros, foram realizadas a contação de histórias de diferentes autores trabalhando gêneros textuais.

“As professoras confeccionaram com os alunos livros artesanais com as histórias lidas durante as aulas, tornando-as ainda mais significativas. Todos os livros que escolhemos despertam esse olhar cuidadoso do outro”, explica. Para ela, a leitura sendo trabalhada em diferentes etapas e com recursos variados torna o hábito mais prazeroso. “É um momento de diversão, eles adoram, conhecem os personagens, recontam e interagem”, afirma Josélia.

O poeta e escritor Cineas Santos, um dos autores estudados pelas crianças, fez questão de participar do evento. Para ele é muito bom ver crianças tomando gosto pela leitura ainda na educação infantil.

“É muito gratificante acompanhar esses projetos que têm como objetivo estimular a leitura. Uma criança, mesmo alfabetizada regulamente, se não aprender a ler não terá um bom desempenho na escola. Então parabenizo a equipe escolar pela iniciativa”, disse.