SEMAM

A produção dos dois viveiros de mudas de árvores da Prefeitura de Teresina ganha um suporte com o recebimento de uma máquina forrageira, equipamento que vai contribuir para otimizar o processo de trituração dos resíduos necessários para fabricar o adubo utilizado no cultivo das plantas. A máquina foi doada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM).

Cerca de 60 espécies de plantas nativas, frutíferas e ornamentais são produzidas nos viveiros da capital, gerenciados pela Coordenação de Arborização de Teresina. Dentre elas estão os ipês amarelo e branco, ata, maracujá, caneleiros, Caroba, Jasmim Laranja, Margarida, Flamboyant Mirim, Açaí, Havaí, Caracol, Goiaba, Caju, Jaca e Manga.

A delegada da DPMA, Edenilza Viana, requereu à promotora Gianny Vieira, da 24ª Promotoria de Justiça (especializada na defesa do meio ambiente), a doação da referida máquina, através de compensação ambiental, em prol do trabalho compostagem dos órgãos ambientais.

O secretário da SEMAM, Olavo Braz, destaca que a doação do equipamento demonstra o reconhecimento do trabalho de preservação e fiscalização ambiental realizado pela Prefeitura de Teresina, que tem sido reconhecido tanto pela população quanto pelas organizações públicas, a exemplo da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

“Esse é o resultado de convivência harmoniosa e pacífica entre as instituições que trabalham em defesa do meio ambiente, sobretudo em face de estarmos atendendo, a contento, as demandas ministeriais e aquelas encaminhadas pela Delegacia de Meio Ambiente”, pontua o secretário Olavo Braz.

Mudas de plantas são distribuídas gratuitamente à população

As mudas de árvores produzidas nos viveiros municipais são distribuídas gratuitamente para a população, podendo, cada pessoa, solicitar até dez mudas. Aqueles que desejarem mais mudas de plantas, incluindo as instituições, é necessário apresentar um ofício especificando a quantidade e a data de recebimento.

Para receber as mudas, basta se dirigir a qualquer um dos viveiros, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h, levando carteira de identidade e comprovante de residência, nos seguintes pontos de distribuição: avenida Raul Lopes (próximo à ponte da Primavera) e avenida Duque de Caxias (Jardim Botânico de Teresina).