A Secretaria Municipal de Educação (Semec) divulgou nesta sexta-feira (20) o resultado do teste seletivo para o Programa Cidade Olímpica Educacional para 2020. A coordenação do Programa ofereceu 185 vagas para estudantes de escolas municipais de Teresina, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Física, Química e Astronomia. Ao todo, 183 alunos, dos 960 candidatos, foram aprovados no teste.

Os alunos medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP/2019 e que não participaram do Programa Cidade Olímpica Educacional em 2019 foram convidados a participarem do Programa no ano letivo de 2020.

O estudante Victor Manoel Ribeiro de Sousa, que cursa o 5º ano na Escola Municipal Barjas Negri, se revelou como um grande talento ao fechar todas as questões do teste seletivo.

Victor Manoel disse estar muito feliz com o resultado. “Já conhecia o programa Cidade Olímpica por conta do meu irmão Éric, que sempre fala muito bem das aulas e que foi medalhista de ouro duas vezes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Fiquei muito feliz em saber que conquistei o primeiro lugar. Espero que o Cidade Olímpica me ajude a abrir um novo horizonte de conquistas”, conta o estudante empolgado para o início das aulas.

Segundo a coordenadora Valdete Silva, a cada ano ela percebe que os alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresina estão mais preparados. “Foram 960 estudantes inscritos para participarem do teste seletivo. Esse ano foi um recorde de alunos: tivemos 183 alunos aprovados. Foi uma dificuldade chegar a esse resultado pela qualidade deles. Percebemos que a cada ano esses estudantes estão cada vez mais preparados, com mais habilidades e com mais competências”, explica.

Valdete destaca o aluno Victor Manoel, da Escola Municipal Barjas Negri, que acertou todas as questões objetivas e subjetivas do teste. “É um prazer muito grande se deparar com um aluno com tanto conhecimento. Quero deixar o recado que estamos aqui para acolher essa nova turma. Seremos o suporte para visualizar um futuro melhor para esses jovens. Vamos prepará-los de todas as formas”, concluiu a coordenadora.

Participam do Programa Cidade Olímpica Educacional estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, somando um total de 270 jovens. As aulas para veteranos e novos alunos têm início no dia 08 de fevereiro de 2020.

O Programa oferece aulas aos sábados no Centro de Formação Professor Odilon Nunes e é destinado a alunos com altas habilidades, aprofundando os conhecimentos em disciplinas específicas.

A iniciativa da Prefeitura de Teresina vem sendo elogiada em todo o país ao incentivar a participação dos jovens em olimpíadas de conhecimento, o que já rendeu à turma centenas de medalhas e títulos nos últimos anos.

Veja aqui o resultado